sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Projeto primeira etapa

Projeto Santa Úrsula
PLURALIDADE CULTURAL
Professoras: Jaine L. Selig Cezar
Roselene L. S. Ataíde Passos
Marilza C.da Silva Pereira
Gabryelle B. Luckemeyer
¨  TEMA: Um NÂO para a Discriminação “Valorizando as Diferenças”.
¨  INSTITUIÇÃO: PROJETO SANTA ÚRSULA
PÚBLICO ALVO: Crianças de 06 (seis) anos a 11 (onze)anos.
TEMPO PREVISTO: 01 (um) semestre   ou a escolha.
¨  Na unidade de ensino onde o projeto “Um NÃO para a Discriminação”, será desenvolvido, observamos cada vez mais os conflitos existentes em relação à discriminação em relação à raça/etnia, envolvendo nossos alunos. A temática desse constituído umas das maiores dificuldades encontradas por nós na nossa prática educativa. Essas atitudes têm gerado muita indisciplina e faz surgir uma série de questões específicas no trato de problemas ligados a preconceito e discriminação. Nossos alunos são crianças das séries iniciais, e os conflitos são percebidos cada vez mais precocemente, e essa realidade tem deixado os profissionais da educação preocupados, de um modo geral, e os pais, que quase sempre não sabem como agir. Por exemplo, a demanda escolar hoje recebe alunos com diferentes culturas, histórias, famílias, expectativas, experiências, religiões, pensamentos, desigualdades sociais, etc. Com isso, surge sempre o pensamento de que maneira o professor pode desempenhar um trabalho de qualidade, em meio a um universo tão diversificado repleto de saberes, carências afetivas e emocionais.  
¨  Nosso calendário anual é desenvolvido a partir de atividades com O Projeto Vivendo Valores na Educação. Antes de iniciarmos esse projeto “Um NÂO para a Discriminação”, havia muito mais conflitos. Notamos que muitas atitudes já melhoraram, muitos problemas diminuíram com alunos que conhecem o projeto de outros anos, mas a cada ano a clientela se renova e nosso trabalho também precisa ser sempre inovador, para não cair na mesmice. Ao elaborarmos nosso calendário anual para o próximo ano, toda a equipe pedagógica propõe temas de um valor para cada mês (respeito, solidariedade, fé,amizade, união, etc.), e, um outro projeto (trânsito, alimentação, saúde, higiene, etc.), a ser desenvolvido paralelo. Toda a comunidade escolar está envolvida no projeto. No final de cada mês realizamos o encerramento com apresentações das atividades onde apresentamos jograis, cantos, teatros, danças, vídeos e amostra dos trabalhos confeccionados pelas crianças.  Também, todo início de cada mês, é feita uma reunião com os pais em que o tema do projeto é apresentado, geralmente convidamos um palestrante, que pode ser na área da saúde, educação, segurança, trânsito depende do tema gerador do projeto do mês. Procuramos sempre colocar os pais a par dos assuntos relacionados ao aprendizado dos filhos para que a ação aconteça.
¨  Objetivo Geral
¨                 Possibilitar o desenvolvimento de valores básicos para a consciência etnicorracial no meio escolar, para que respeitem o outro e a si mesmo, e para que compreendam e valorizem a diversidade sóciocultural e a convivência livre de conflitos.


vídeo do projeto

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